ICapH

Recentemente tive a oportunidade de, em minha lua de mel, visitar o México. Especificamente, nas proximidades de Cancun, tive uma experiencia extremamente bacana no parque Xcaret, localizado na Riviera Maia.

Para aqueles que não conhecem, o Xcaret é um parque temático ecológico situado na Riviera Maya, a 5 km ao sul de Playa del Carmen e a 75 km ao sul de Cancún, no estado de Quintana Roo, México. Situado dentro das ruinas de um importante porto e centro mercantil para a civilização maia, este parque temático tem como objetivo mostrar as belezas do México, sejam elas culturais, sociais, naturais, etc.

Desde passeios entre as ruinas, nados com golfinhos, tubarões lixa, raias, tartarugas, à exposição de peixes bois, aquários, assim como passeios mais radicais, a linha de parques deste grupo traz uma proposta superinteressante. O México, com todos os seus problemas, é um país com belezas incomparáveis.

Isso fica claro no espetáculo final, ápice de um dia cheio de aventuras, no qual, ao longo de 3 horas, é apresentado aos visitantes do parque a história do México, sua cultura, tanto nacional quanto de diversas localidades, criando um sentimento de orgulho nacional tão vibrante que contagia até mesmo estrangeiros.

Todos saíram vibrando pelo México, ou, no mínimo, ficaram intrigados com aquele país. Esta experiencia me marcou caro leitor, uma vez que, um sucesso desses poderia ser facilmente traduzido para o Brasil.

Imaginem vocês um parque, cujo objetivo fosse mostrar para brasileiros e estrangeiros todas as belezas nacionais, sejam elas culturais ou naturais. Desde o forró ao samba, do frevo ao carimbó. As belezas da cultura indígena original, as heranças culturais da colonização Portuguesa e holandesa. A influência de todos os povos imigrantes que vieram ao nosso país. Além delas, mostrar a nossa riqueza natural e a importância de conservar o que muitos chamam de pulmão do mundo.

Brasilas vezes não aproveita o potencial turístico que possui. O setor de turismo cresceu 29% no primeiro bimestre de 2022. É o que apontam os dados da Pesquisa Mensal de Serviço divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)em abril. Além disso, o Brasil deve receber 4,2 milhões de turistas estrangeiros em 2022. E mesmo diante de todas essas vitórias, somos ainda o País do Futebol, samba e caipirinha nos olhos do mundo, e até mesmo nos olhos de muitos brasileiros.

Está na hora de mostrar que somos muito mais. Mostrar todas as belezas e riqueza cultural do nosso povo e da nossa nação. A enorme diversidade cultural do país tem permitido uma longa série de inovações, algumas alentadas pelo Estado e outras surgidas de maneira espontânea, as quais tem que ser exploradas. Está na hora de mostrar para o mundo e para nós o que realmente o é o Brasil.

Acesse também pelo link a seguir:

https://spdiario.com.br/noticias/colunistas/do-turismo-cultural.html

Leia também

Lei Municipal 17.481

Institui a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica, estabelece garantias de livre mercado, análise de impacto regulatório, e dá outras providências.

Leia mais >>

O que é Capitalismo Humanista ?

Saiba mais

O que é

Capitalismo Humanista ?

Conheça mais

Legado ICapH

Conheça nossa história

Legado ICapH

Conheça mais

Legislação

Marco legal do capitalismo humanista

O que é

Capitalismo Humanista ?

Conheça mais

ICapH

Índice de bem estar econômico

O que é

Capitalismo Humanista ?

Conheça mais