ICapH

Nossa história

03 MAR 2008
Inserção das pesquisas sobre Capitalismo Humanista na Área de Direito Econômico da PUC/SP
Tendo, em 2001, recebido a outorga do Título de Doutor em Direito Comercial pela PUC/SP e ao assumir, em 2005, a Coordenação da Área de Direito Econômico da respectiva Faculdade de Direito, diante do conteúdo programático da Disciplina de Direito Econômico oferecida à Graduação daquela tradicional e reconhecida Instituição de Ensino Superior; o Professor Doutor Ricardo Sayeg implanta as pesquisas sobre o Capitalismo Humanista como correspondente à Dimensão Econômica dos Direitos Humanos.
03 MAR 2008
01 JAN 2008
Publicação da inédita Teoria do Capitalismo Humanista no Tratado Luso-Brasileiro da Dignidade da Pessoa Humana
Sob a coordenação e organização do Professor Livre-Docente Marco Antônio Marques da Silva, da Faculdade de Direito da PUC/SP e do Professor Catedrático Jorge Miranda, da Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa, é ineditamente publicado pelo Professor Doutor Ricardo Sayeg, em sua Parte XI, de “Direito Comercial”, no Capítulo 3, a Teoria do Capitalismo Humanista no Brasil.
01 JAN 2008
13 out 2008
Instituição do Grupo de Pesquisa do Capitalismo Humanista da PUC/SP
A partir da referida publicação da Teoria do Capitalismo Humanista e a propósito das respectivas pesquisas sobre o tema, sob a liderança do Professor Doutor Ricardo Sayeg, é constituído no âmbito da Faculdade de Direito da PUC/SP, o Grupo de Pesquisa do Capitalismo Humanista, como foro apropriado para as importantes discussões acadêmicas e científicas e, assim, contribuindo decisivamente para a consolidação da Teoria do Capitalismo Humanista.
13 out 2008
14 out 2009
Livre-Docência em Direito Econômico
Apresentando e defendendo em caráter científico o Capitalismo Humanista imanente da Filosofia Humanista de Direito Econômico, o Professor Doutor Ricardo Sayeg recebe a outorga de 1º e até hoje único Professor Livre-Docente de Direito Econômico da história da tradicional e quase centenária Faculdade de Direito da PUC/SP.
14 out 2009
30 set 2010
Acórdão da Apelação Civil nº 991.06.054960-3, o leading case do Capitalismo Humanista
Pelo então Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e hoje Ministro do Superior Tribunal de Justiça, o Professor Doutor Paulo Dias de Moura Ribeiro, foi prolatado o referido acórdão, que, pioneiro na prestação da jurisdição, inaugurou na jurisprudência a base de aplicação concreta do Capitalismo Humanista.
30 set 2010
05 set 2011
Lançamento do livro “O Capitalismo Humanista” como marco teórico do Tema sob o ponto de vista científico
Em consórcio entre o Professor Livre-Docente de Direito Econômico da Faculdade de Direito da PUC/SP, Ricardo Sayeg, e o Professor Titular de Direitos Humanos da mesma Instituição de Ensino Superior, Wagner Balera, na Livraria Cultura, em São Paulo, com a apresentação do Desembargador Henrique Nelson Calandra, na condição de Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, é oficialmente lançado o livro “O Capitalismo Humanista” como um marco teórico consolidado desta análise jus-econômica do capitalismo conforme a Constituição Federal, propondo decifrar o enigma do papel da fraternidade na tensão dialética entre a liberdade e a igualdade econômicas.
05 set 2011
26 abr 2012
O Capitalismo Humanista é citado pela primeira vez na jurisprudência
Em fundamentação do respectivo acórdão, no precedente do julgamento da apelação nº 9266466582008826 SP, ocorrido em 2012, na Seção de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, pelo hoje Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Professor Doutor Paulo Dias de Moura Ribeiro, o Capitalismo Humanista é citado pela primeira vez na jurisprudência.
26 abr 2012
16 abr 2013
Formalização na PUC/SP e certificação pelo CNPq do Grupo de Pesquisa do Capitalismo Humanista
Após tramitar e ser aprovado pelo Conselho da Faculdade de Direito da PUC/SP e, na sequência, pelo Conselho de Ensino e Pesquisa da Universidade, esta Instituição de Ensino Superior reconhece formal e oficialmente a constituição do Grupo de Pesquisa do Capitalismo Humanista que passa a ser devidamente certificado pelo CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
16 abr 2013
14 fev 2014
Constituição do ICapH - Instituto do Capitalismo Humanist’a
Com o objetivo de implantar no Brasil e globalmente o Capitalismo Humanista, o Professor Livre-Docente Ricardo Sayeg e os apoiadores deste pensamento constituem formalmente, no Município de São Paulo, a ONG, sem finalidade lucrativa, do ICapH – Instituto do Capitalismo Humanista.
14 fev 2014
25 mai 2015
O ICapH - Instituto Capitalismo Humanista recebe Salva de Prata da Câmara Municipal de São Paulo
Sendo a mais alta honraria concedida a uma pessoa jurídica pelo Legislativo Municipal Paulistano, através do Decreto Legislativo nº 16 de 13 de maio de 2014, por iniciativa do Vereador Eduardo Tuma, o ICAPH recebe a Salva de Prata.
25 mai 2015
Penteadoc com ama
24 ago 2015
Entrega do 1º. Prêmio do Instituto do Capitalismo Humanista ao Professor Doutor Willian Gilles, Diretor da Cadeira das Américas da Universidade Sorbonne - Paris 1 Panthéon-Sorbonne
Após ter coordenado dentro da Cadeira das Américas da Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne, a constituição de um Grupo de Pesquisa Internacional sobre Sistema Econômico e Direitos Humanos na Era Digital, em cujos tópicos de análise constava o Capitalismo Humanista, seu Diretor, o Professor Doutor Willian Gilles, recebeu o 1º Prêmio do Capitalismo Humanista, em cerimônia realizada na Câmara Municipal de São Paulo.
24 ago 2015
Penteadoc com ama
24 ago 2015
Inclusão do “Dia do Capitalismo Humanista” no Calendário de Eventos da Cidade de São Paulo
Por meio da Lei Municipal nº 16.578, de 21 de novembro de 2016, foi incluído no Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo, o “Dia do Capitalismo Humanista”, a ser comemorado, anualmente, no dia 28 de junho, data comemorativa do aniversário do iluminista Jean-Jacques Rousseau, considerado universalmente o “Pai da Democracia”.
24 ago 2015
05 dez 2016
O Instituto do Capitalismo Humanista apresenta a sua teoria no exterior, na Universidade Paris I Panthéon Sorbonne
Em parceria com a Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, o Instituto do Capitalismo Humanista participou do Academic Days on Open Government Issues, conferência organizada pelo Institut du Monde et du Développement pour la Bonne Gouvernance Publique (IMODEV). Unificados sob o tema Improving Public Policies in a Digital World, os pesquisadores do Brasil apresentaram seus trabalhos em companhia de especialistas de todo o mundo, dando continuidade ao intercâmbio de experiências jurídicas internacionais iniciado na I Conferência Científica Internacional, realizada no Brasil também em 2016. junho, data comemorativa do aniversário do iluminista Jean-Jacques Rousseau, considerado universalmente o “Pai da Democracia”.
05 dez 2016